Pedido de esclarecimento sobre as escolas do concelho
Exmos (as) Senhores (as)
Senhora Ministra da Educação,
Senhora Governadora Civil de Évora,
Senhor Director Regional de Educação do Alentejo,
A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Montemor-o-Novo vem por este meiosolicitar a V. Exas. esclarecimentos sobre a situação das Escolas Básicas de SãoGeraldo, Silveiras, Cabrela e São Cristóvão, no próximo ano lectivo 2007/2008 efuturo.
Por informações que nos foram transmitidas, formalmente, pela SenhoraGovernadora Civil de Évora tivemos a informação de que a Escola que encerrariajá no ano lectivo 2007/2008, no Concelho de Montemor-o-Novo, seria a Escola deSão Geraldo.
Antes mesmo de termos reunido com a Sr.ª Governadora, já a população e estacomissão de utentes, havia desenvolvido trabalho, no sentido de avaliar asdificuldades que estes encerramentos acarretariam.
Não defendemos a manutenção destas Escolas por teimosia, até porque no passadoexistiu uma situação de encerramento de uma Escola, com a qual todosconcordámos, desde a primeira hora, porque efectivamente essas crianças teriammelhores condições de aprendizagem noutro estabelecimento de ensino. Não é ocaso destas 4.
Depois da reflexão em plenários, bem como recolhido assinaturas emAbaixo-assinados, onde eram explicitadas as razões de ordem económica, social ede aproveitamento escolar, que impedem os montemorenses de aceitar oencerramento destes 4 estabelecimentos de ensino, pareceu-nos que eranecessário dialogar com quem, no terreno, tomaria a decisão: o Sr. DirectorRegional de Educação do Alentejo.
Foi o que fizemos. E dessa Reunião com o Sr. Director saímos com a certezaabsoluta de que as populações afectadas pelos possíveis encerramentos seriamouvidas e que até àquele momento, tinha sido decidido que São Cristóvão nãoiria encerrar; nem mesmo o encerramento da Escola de São Geraldo, que a Sr.ªGovernadora havia apontado como certo, estava decidido, por parte da DREA.
Até ao momento, as populações afectadas pelos possíveis encerramentos, não foramouvidas sobre nenhuma matéria. Pelo que deveríamos supor que as razõesapresentadas de racionalidade financeira, aproveitamento dos recursos culturaise desportivos existentes e aproveitamento escolar teriam sido compreendidos eestimados, pelos decisores políticos, ao nível regional.
Sinceramente, queremos acreditar que tudo o que nos foi transmitido nas reuniõesfoi verdadeiro e que de facto, os decisores compreenderam as razões daspopulações.
Mas qual não foi o nosso espanto, quando em reunião com o Agrupamento de Escolasde Montemor-o-Novo nos é dito, que o encerramento da Escola de São Geraldo jáestá decidido, até porque não irão a decorrer matrículas para o próximo anolectivo.
Simultaneamente, é divulgado na Comunicação Social regional, que o Deputado doPCP do Distrito, através de requerimento ao Ministério da Educação, questiona aSr.ª Ministra sobre a situação concreta das Escolas do Concelho deMontemor-o-Novo, ao que é respondido que as Escolas Básicas de São Geraldo,Silveiras, Cabrela e São Cristóvão, estão efectivamente sinalizadas paraencerrar.
Compreendemos que existam dificuldades em conhecer a situação concreta do nossoConcelho, mas então do Gabinete da Sr.ª Ministra não se pode perguntar ao Sr.Director Regional, ou à Sr.ª Governadora Civil?
Perguntamos nós: Tratou-se de uma falha de comunicação? Quem é que nos poderesponder? Quem é que decide os encerramentos? Devemos ouvir a Sr.ªGovernadora, o Sr. Director, o Agrupamento ou a Sr.ª Ministra?
Sinceramente gostaríamos que, de uma vez por todas, fosse esclarecida àpopulação destas localidades e freguesias a situação das Escolas nos próximosanos lectivos.
Não podemos acreditar que, durante estes meses todos, onde se fizeram plenáriosnas freguesias com os pais e população, afim de avaliarmos a situação, termostido a preocupação de transmitir a situação concreta das Escolas visadas, aquem tem o poder de decidir, chegamos ao Verão e somos tratados desta forma.
Pelo exposto, agradecemos uma resposta.
Os nossos cumprimentos,
A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Montemor-o-Novo
Sem comentários:
Enviar um comentário