17 de junho de 2008

Buzinão em Montemor-o-Novo

Buzinão em Montemor-o-Novo
Em Defesa dos Serviços Públicos e da Qualidade de Vida das Populações

O Custo de Vida Aumenta e o Povo Não Aguenta!


A recente crise no aumento do preço dos combustíveis tem afectado, de forma particularmente grave as famílias portuguesas, a par de outras dificuldades, impostas pelas políticas desenvolvidas pelo Governo do PS.

A liberalização do preço dos combustíveis em Portugal, foi uma medida anunciada pelo Governo do PSD/CDS-PP como a solução, para a necessária e “saudável” concorrência do mercado, em benefício dos consumidores. Ora, quem acreditou nessa altura, na “caridade” da proposta, tem hoje a confirmação, de que o capital e os grupos económicos não concorrem, entre si, para baixar preços. Uma vez que dominam o mercado e não temem qualquer concorrência, facilmente acordam entre si, o nivelamento dos lucros por cima.

Enquanto a maioria da população vive a crise e o desemprego aumenta, os lucros das Seguradoras, Banca, Petrolíferas e Multinacionais, crescem e aumentam, ilustrando precisamente que a crise se deve à injusta distribuição da riqueza, cujos salários desvalorizados não acompanham o aumento dos preços e dos lucros dos grandes grupos económicos.

O Estado tem um papel fundamental na limitação da concentração da riqueza, na regulação da actividade económica, na protecção dos cidadãos e na promoção de equidade social. Deixar ao sector privado e ao mercado, as tarefas da justiça social e progresso, é a desresponsabilização e a alienação das funções sociais do Estado, é votar a população à miséria.


Os Serviços Públicos Não Podem ser Encerrados!

Ao longo dos últimos anos, foram encerrados, os seguintes serviços públicos:
Balcão da EDP de Montemor-o-Novo; Escola Básica de Casa Branca; Escola Básica de São Geraldo; Posto Médico de Baldios; Posto Médico de São Brissos; Posto Médico de São Geraldo; Zona Agrária de Montemor-o-Novo.

Foram anunciados os encerramentos dos seguintes serviços públicos, que merecerem forte contestação, por parte da população e por essa razão mantêm-se a funcionar :
SAP – Urgências do Centro de Saúde; Serviço de Internamento do Centro de Saúde; Posto Médico de Casa Branca; Escolas Básicas de Cabrela, São Cristóvão e Silveiras; Postos da GNR de Cabrela, Lavre, Santiago do Escoural e São Cristóvão; Estação de CTT de Santiago do Escoural e Posto dos CTT de Cortiçadas de Lavre; Centro Interpretativo e Gruta do Escoural (recentemente reabriram, depois do protesto da população e da realização de um abaixo-assinado). Recentemente, foi apontado o encerramento do Balcão de Finanças e a limitação do âmbito de trabalho do Tribunal de Montemor-o-Novo.

É importante recordar a luta desenvolvida pelos Montemorenses, que desde a primeira hora, se manifestaram contra o encerramento do SAP e lutaram para que o Serviço de Urgência Básico fosse instalado no Concelho. Assim, mantemos hoje a funcionar o SAP-24h/dia, o serviço de Internamento e está lançada a primeira pedra para a criação do SUB, que terá serviço de imagiologia e radiologia bem como o Parque Integrado de Saúde.

O abaixo-assinado com mais de 5.000 assinaturas, a vigília junto ao centro de saúde e a marcha lenta foram os momentos altos da contestação, que impediram o encerramento de importantes serviços públicos no Concelho (SAP, Internamento e Postos Médicos).

Este dia, 17 de Junho, por todo o país, as populações vão sair à rua e buzinar para defender melhores serviços públicos nas áreas das Comunicações, Educação, Transportes, Saúde e Segurança!

Queremos e exigimos verdadeiras medidas de justiça social!
Pelo acesso a cuidados de saúde dignos e humanos!
Pelo justo investimento público no Concelho e Região!
Contra a privatização das funções sociais do Estado!
Contra o encerramento de serviços públicos no Concelho e Região!

Sem comentários: