30 de abril de 2007

Plenário em Escoural - Pela Defesa dos Serviços Públicos


Realizou-se, hoje, dia 30 de Abril, com cerca de 200 participantes, um Plenário com a População da Freguesia do Escoural, convocado pela Junta de Freguesia e com a participação da Comissão de Utentes de Serviços Públicos de Montemor-o-Novo.




No referido Plenário, o Presidente da Junta de Freguesia, o Presidente da Câmara Municipal e o Porta Voz da Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Montemor-o-Novo manifestaram o seu desagrado, partilhado por toda população revoltada, no que diz respeito aos encerramentos já verificados e aos recém anunciados.





A População manifestou a intenção de, no futuro, caso não sejam tidas em conta as suas justas reivindicações, promever mais e mais duras inciativas de protesto.

Foi também aprovada pela População uma Moção relativa à situação dos Serviços Públicos no Concelho e em concreto na Freguesia de Santiago do Escoural, bem como um Abaixo Assinado com a análise da situação e principais reivindicações:

"Temos verificado nos últimos tempos, por todo o País, com destaque para as zonas do interior, e em concreto na Freguesia de Santiago do Escoural, um gravíssimo ataque aos Direitos das Populações, no que diz respeito aos Serviços Públicos. Este ataque passa basicamente por encerrar, reduzir ou privatizar Serviços como Postos Médicos, Escolas Básicas, Postos da GNR, entre outros Serviços Públicos fundamentais para qualquer Cidadão. Entendemos que estas politicas em nada favorecem as Populações.

A População de Santiago do Escoural e a Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Montemor-o-Novo entendem que nem este nem qualquer Governo tem o direito de negar o que é garantido, às Populações, pela Constituição da Republica Portuguesa.

Assim ao encerrar, reduzir e privatizar os Serviços Públicos este Governo não está a melhorar a qualidade de vida das pessoas, como afirma, nem a garantir os mais elementares direitos das populações. E tendo em conta que estamos perante uma população envelhecida, isolada e com recursos económicos bastantes reduzidos a situação toma proporções ainda mais graves, como é o caso de Santiago do Escoural.

Por estes factos, pelos encerramentos já concretizados, pelas noticias de encerramentos já confirmados, e por algumas intenções já manifestas, a Comissão de Utentes dos Serviços Públicos, legitimada em Plenário com a População da Freguesia de Santiago do Escoural, realizado hoje, dia 30 de Abril de 2007, vimos por este meio apresentar a Vossa Excelência as seguintes reivindicações:

1) A reactivação do Posto Médico de São Brissos, encerrado contra a vontade da População, à qual não foi dada alternativa;

2) A efectiva manutenção do Posto Médico de Casa Branca;

3) A efectiva manutenção do Posto de GNR de Santiago do Escoural;

4) A efectiva manutenção e melhoria do serviço prestado pelo Posto de Correios de Santiago do Escoural e;

5) A readaptação dos horários dos Comboios da Estação de Casa Branca;

Em suma o não encerramento, redução ou privatização de qualquer dos Serviços Públicos existentes na Freguesia, Serviços estes que são um direito da População e que esta não está disposta a perder!

Santiago do Escoural, 30 de Abril de 2007,



Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Montemor-o-Novo, Junta de Freguesia de Santiago do Escoural e a População"

Sem comentários: